Sábado – Pense por si

Covid-19. Sete respostas essenciais sobre a nova estirpe

André Rito
André Rito 22 de dezembro de 2020 às 07:00

Especialistas defendem que os métodos de proteção – o uso da máscara e distanciamento social - mantêm-se eficazes contra a mutação do SARS-CoV-2.

Uma nova estirpe do SARS-CoV-2 lançou caos na luta contra a pandemia. No Reino Unido, onde as autoridades de saúde acreditam ter surgido o primeiro paciente, a mutação do novo coronavírus já é responsável por mais de 60% dos novos casos de infeção – sendo o potencial de transmissão até 70% acima da anterior estirpe. A OMS garante que a mutação do vírus não está fora de controlo, mas os efeitos deste novo alarme já se sentem em todo o mundo, com voos cancelados e fecho de fronteiras.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.