Sábado – Pense por si

Como se preparam os astronautas para ir a Marte?

Lucília Galha
Lucília Galha 17 de março de 2018 às 15:00

Três instalações que recriam as condições de isolamento de uma viagem espacial e o interior de uma nave servirão para identificar os melhores candidatos para pisar Marte pela primeira vez.

Se o Homem pisou a Lua pela primeira vez já há 49 anos, dir-se-ia que não faltará muito para chegar até Marte. A contagem decrescente já começou, e estima-se que daqui a 15 anos a NASA conduzirá a primeira tripulação ao planeta vermelho. Até lá chegar, falta resolver uns quantos problemas. Tais como a radiação – sem o campo magnético da Terra, os astronautas ficam mais susceptíveis a partículas perigosas que podem dar origem a doenças, como o cancro ou a demência – ou a autonomia: não há paragens entre a Terra e Marte, o que significa que os astronautas têm de levar consigo tudo o que precisarem. Mais: a comunicação será limitada e com atrasos de 20 a 30 minutos. Mas os aspectos técnicos não são os únicos que preocupam a agência espacial americana, também a selecção dos melhores astronautas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres