Sábado – Pense por si

Cobras portuguesas entre as mais antigas do mundo

Luís Silvestre 31 de janeiro de 2015 às 00:00

A segunda espécie de cobras mais antigas do mundo viveu em Portugal. Os seus fósseis foram encontrados numa mina perto de Leiria

Chama-se Portugalophis lignites. Este é o nome científico dado ao fóssil de uma das mais antigas espécies de serpentes do mundo e que significa "cobra de Portugal". Foi encontrada na antiga mina de lenhite (uma forma de carvão) da Guimarota, na região de Leiria, já nos anos 60, mas só agora foi devidamente estudada e classificada. O seu aspecto seria como o da seguinte ilustração.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.