Sábado – Pense por si

China diz que queda de estação espacial será espectáculo magnífico

30 de março de 2018 às 14:56
As mais lidas

A Tiangong-1 deverá entrar na atmosfera entre sábado e segunda-feira, segundo a agência espacial chinesa.

A China minimizou esta sexta-feira o impacto da entrada na atmosfera da estação espacial chinesa Tiangong-1, prevista para este fim de semana, e prometeu mesmo que será um espectáculo magnífico, semelhante a uma chuva de meteoros.

A Tiangong-1 deverá entrar na atmosfera entre sábado e segunda-feira, segundo a agência espacial chinesa.

A Agência Espacial Europeia (ESA) admitiu uma janela de tempo mais reduzida, entre sábado às 13:00 (hora de Lisboa) e domingo à tarde.

Alguns títulos da imprensa nacional noticiaram que o veículo espacial pode reentrar em Portugal.

"As pessoas não têm motivos para se preocupar", assegurou a entidade chinesa responsável pela concepção dos voos espaciais tripulados (CMSEO, na sigla em inglês), numa mensagem publicada nas redes sociais.

Este género de estação espacial "não cai violentamente sobre a Terra como nos filmes de ficção científica, mas desintegra-se como uma magnífica chuva de meteoros num belo céu estrelado, à medida que os respectivos destroços avançam em direcção à Terra", explicou a entidade chinesa.

A Tiangong-1 foi colocada em órbita em Setembro de 2011.

A estação espacial chinesa deverá efectuar uma entrada controlada na atmosfera terrestre, mas o facto de ter deixado funcionar em Março de 2016 está a levantar preocupações sobre a sua queda na Terra.

O risco de um ser humano ser atingido por um fragmento espacial com mais de 200 gramas é de um em 700 milhões, segundo indicou a CMSEO.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.