Sábado – Pense por si

A febre dos rótulos na Net e ultraprocessados. "Campanhas de medo não resultam"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 01 de julho de 2024 às 07:00

Margarida Gaspar de Matos defende um estudo alargado antes de tomar medidas como as propostas por cientistas que querem imitar a estratégia adotada para combater o tabagismo.

Nas últimas semanas, dois proeminentes cientistas defenderam que tanto as redes sociais como os alimentos ultraprocessados viessem com rótulos que avisassem para os perigos que estes dois produtos representam (à semelhança dos avisos que surgem nos maços de tabaco). A psicóloga Margarida Gaspar de Matos, especialista em temas relacionados com a adolescência, lembra à SÁBADO que temas sensíveis como estes têm de ser bem pensados para não terem efeitos contrários aos desejados. E critica propostas feitas a partir de "achismos" e não de ciência. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.