Secções
Entrar

Lokiceratops. Nova espécie de dinossauro desenterrada nos Estados Unidos

Andreia Antunes 21 de junho de 2024 às 18:46

Esta espécie recém-descoberta é possivelmente a quinta espécie de Ceratops, que percorreram a Terra há cerca de 78 milhões de anos.

Lokiceratops. É a nova espécie de dinossauro que cientistas desenterraram num desfiladeiro de rochas com fósseis ao longo da fronteira das terras badlands do estado de Montana, nos Estados Unidos, e Alberta, no Canadá.

Sergey Krasovskiy/Handout via REUTERS

Este "novo dinossauro", que é possivelmente a quinta espécie da grande família de dinossauros com chifres, os Ceratops do final do período Cretáceo, que inclui o Triceratops, percorreu a Terra há cerca de 78 milhões de anos.

É conhecido como Loki, o deus do engano da mitologia nórdica, devido às suas características físicas, por, tal como a divindade, que segura umas lâminas, a espécie recém-descoberta continha dois "cornos nasais grandes em forma de lâmina", semelhantes aos das renas, e ainda uma penugem espalhada à volta de algumas partes da cabeça e do pescoço.

"Está a tornar-se mais claro que [os dinossauros com chifres] usavam estas [características ósseas] como ornamentos, para atrair parceiros ou intimidar rivais da mesma espécie", referiu Mark Loewen, um dos paleontólogos que contribuiu para o artigo sobre a descoberta na revista PeerJ.

O Lokiceratops também tem uma grande semelhança com outras espécies descobertas na região, como o Medusaceratops ou outros membros da família Ceratops encontrados nas proximidades, como o Wendiceratops e o Albertaceratops, pelo facto de serem todos grandes herbívoros com características semelhantes. No entanto, esta nova espécie é "pelo menos 20% maior do que os adultos conhecidos do Medusaceratops", de acordo com artigo da PeerJ.

Apesar das semelhanças, alguns cientistas discordam que o Lokiceratops, e os outros membros da família Ceratops encontrados nas proximidades, sejam espécies diferentes, defendendo que são evoluções da mesma espécie.

Em comparação com os animais dos dias de hoje, o museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia referiu que esta espécie de dinossauros pode ser comparada a "elefantes ou rinocerontes, que são grandes herbívoros em manadas que dependiam de chifres e atitude para se protegerem".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela