Secções
Entrar

Estudos no mundo real mostram altos níveis de eficácia da vacina da Pfizer

SÁBADO 25 de fevereiro de 2021 às 10:27

Um estudo feito em Israel e outro em Inglaterra mostram que vacina eficácia no mundo real. Em Israel, os resultados apontam para 94% para toda a população e, em Inglaterra, os dados apontam para 95,5% eficaz para pessoas até 60 anos e 100% eficaz abaixo dos 30.

À medida que decorre a vacinação contra a covid-19 na população mundial, estão já a ser divulgados alguns resultados desta vacinação em massa, e que mostram ser tão ou mais promissores do que os testes feitos antes da aprovação da vacina. Em Israel, o país do mundo mais avançado na vacinação, revela que a vacina da Pfizer/BioNTech tem uma eficácia de 94% em todas as faixas etárias. Já em Inglaterra, quem já recebeu as duas doses mostrou uma eficácia de 95,5% abaixo dos 60 anos e 100% abaixo dos 30. Para a população acima dos 80 anos, a eficácia é de 87,9%.

Reuters

As conclusões do estudo israelita envolveram dados de 1,2 milhões de pessoas e mostra resultados positivos logo após a primeira dose da vacina, apesar da eficácia ser maior com a segunda dose. "Esta é a primeira prova validada por pares da eficácia de uma vacina em condições do mundo real", disse à France Press Ben Reis, um dos co-autores do estudo publicado na quarta-feira, noNew England Journal of Medicine.

Em Inglaterra o estudo foi desenvolvido peloImperial College London. "Apesar de haver alguma redução da edicácia com a idade, em todas as idades registámos muito boas respostas imunológicas às duas doses da vacina", garantiu Paul Elliott, diretor da cadeira de Epidemiologia e Saúde Pública da universidade britânica responsável pelo estudo, citado pela Reuters.

Este estudo teve uma abrangência menor do que o de Israel, ficou-se pelos 155.000 casos analisados. Os investigadores concluiram que 34,7% dos vacinados acima dos 80 anos geram anticorpos logo após a primeira dose da vacina. Recorde-se que a Inglaterra adiou a segunda dose para 12 semanas, apesar da Pfizer ter alertado para que esse lapso temporal possa afetar a eficácia da vacina.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela