Secções
Entrar

Destroços do Titanic foram descobertos há 40 anos

Sofia Parissi 01 de setembro de 2025 às 20:13

O navio afundou a 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg.

Os destroços do Titanic foram encontrados no fundo do Atlântico Norte, a cerca de 3.800 metros de profundidade. O momento marcante aconteceu há 40 anos depois de aparecerem as primeiras imagens desfocadas de um cilindro metálico no centro de controlo do navio Knorr, que procurava os destroços do navio. Robert Ballard, o oceanógrafo que liderava a expedição, e os outros membros a bordo perceberam imediatamente que se tratava das caldeiras do navio naufragado a 15 de abril de 1912.
Titanic: destroços descobertos 40 anos após a tragédia de 1912 DR
“O que as pessoas não sabiam na época, pelo menos muitas delas, era que a busca pelo Titanic era um disfarce para uma operação militar ultrassecreta que eu estava a realizar como oficial de inteligência naval", contou Ballard em entrevista à CNN. A  viagem de 1985 foi financiada pela marinha norte-americana para analisar destroços de dois submarinos nucleares afundados.  O naufrágio ficou registado como uma das maiores tragédias marítimas da História e estima-se que tenham morrido mais de 1.500 pessoas. O RMS Titanic partiu de Southampton, em Inglaterra, para Nova Iorque, nos Estados Unidos, e afundou-se por completo a 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg.  Em 1997, a história do desastre voltou a despertar curiosidade depois do lançamento do filme Titanic, realizado por James Cameron, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet a assumir os papéis de Rose DeWitt Bukater e Jack Dawson. O filme foi premiado com 11 Óscares, incluindo Melhor Filme.  Projetado pelos engenheiros navais Alexander Carlisle e Thomas Andrew, o navio luxuoso, da companhia White Star Line, foi apresentado como praticamente "inafundável" e muito seguro. No entanto, a bordo existiam apenas 20 barcos salva-vidas e alguns foram lançados ao mar antes de estarem completamente cheios. Dois anos depois, foi criada a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar que estabelece regulamentos de segurança a bordo de navios. Em junho de 2023, a expedição turística ao Titanic, a bordo de um submersível da empresa OceanGate Expeditions, resultou na morte de cinco pessoas devido a uma implosão. Os destroços foram descobertos cerca de 80 horas depois pela Guarda Costeira norte-americana. No ano passado, a empresa RMS Titanic realizou a primeira expedição desde deste desastre, através de veículos subaquáticos operados remotamente.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela