Secções
Entrar

Depois da missão lunar falhada, Peregrine vai ser destruído na atmosfera

Débora Calheiros Lourenço 18 de janeiro de 2024 às 11:37

A Astrobotic deve voltar a tentar levar uma sonda para a Lua ainda em 2024.

Depois da missão norte-americana para voltar à Lua passados 50 anos ter falhado, a sonda vai ser destruída nas próximas horas. Liderada pela Astrobotic, esta seria a primeira missão público-privada a chegar a solo lunar.

REUTERS/Joe Skipper

A sonda começou a ter fugas no propulsor logo após ter sido lançada na semana passadana Flórida e, apesar dos engenheiros terem conseguido estabilizar a situação, a perda de oxidante impediu que os seus painéis solares se mantivessem direcionados para o Sol e inviabilizou uma aterragem segura na superfície lunar.

Agora a Astrobotic decidiu destruir o Peregrine para que não fique a vaguear no espaço, evitando assim quaisquer riscos de colisão. Na última atualização da missão foi referido: "A Astrobotic posicionou a sonda Peregrine para uma reentrada segura e controlada na Terra numa área remota do Pacífico Sul. A equipa tem monitorizado continuamente a análise de reentrada".

Foi avançado ainda que está previsto que a "reentrada ocorra aproximadamente às 16h [21h, em Lisboa] de quinta-feira, 18 de janeiro".

Até ao momento apenas as agências governamentais dos Estados Unidos, da União Soviética, da China e da Índia conseguiram efetuar alunagens controladas. Apesar do insucesso da Astrobotic, o Peregrine foi capaz de recolher dados sobre a natureza do ambiente de radiação entre a Terra e a Lua.

É esperado que no segundo semestre deste ano a Astrobotic volte a tentar realizar a missão mas ainda antes disso, já no próximo mês, a Intuitive Machines, outra empresa norte americana, vai lançar a sua primeira missão para tentar chegar à Lua.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela