Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
22 de setembro de 2025 às 08:36

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.

Já lá estivemos, encontrámos forma de sair e parece que estamos, gradualmente, a querer regressar. A normalização da censura leva-nos a lugares que não queremos conhecer, onde muitos não conseguem sequer imaginar o que significa estar. Quem viveu tempos de repressão política e social, num contexto de censura, reconhece os sinais. Mesmo sem ter vivido sob o lápis azul, sei-lhe o peso e conheço outra forma ainda mais insidiosa: a autocensura, um silêncio imposto, o medo de ser marcado, de não caber num consenso forçado. Pode ser pressão social, mas também é medo da perseguição política.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.