Secções
Entrar

Como sobreviver às temperaturas altas do fim-de-semana?

Márcia Sobral 03 de agosto de 2023 às 16:26

O calor vai começar a sentir-se já esta sexta-feira e deverá atingir valores máximos no domingo.

O calor está aí a chegar e quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) queprevê um aumento de temperatura para todo o continente durante este fim-de-semana.

REUTERS/Violeta Santos Moura

Com os termómetros a poderem atingir os 37ºC a 40ºC, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado com uma série de recomendações que, por estes dias, deverá seguir à risca.

Uma delas passa por procurar "ambientes frescos e arejados ou climatizados" sempre que conseguir. Deverá escolher as horas de menor calor para fazer grandes deslocações e, sempre que necessário, resguardar-se em locais interiores como cafés ou similares. Quando precisar – e sempre que puder – faça "pausas frequentes" seja só para descansar ou dormir.

A roupa deverá ser "solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo" e não se esqueça de usar "chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta". Mas mesmo assim deverá sempre colocar protetor solar "com fator igual ou superior a 30" antes de sair de casa e "renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas".

A água é fundamental e o consumo mínimo é de 1,5 litros por dia. Mas para estar sempre hidratado deve consumir "sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas". Já em relação à comida opte por "refeições leves e frescas".

Nestes dias há que dar especial atenção aos grupos mais vulneráveis como grávidas e pessoas com mobilidade reduzida. Já os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem "seguir as recomendações do médico assistente".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela