Secções
Entrar

Cientistas inspiram-se no pelo de urso-polar para criar isolamento térmico

06 de junho de 2019 às 18:41

O isolante é feito de carbono e apresenta-se sob a forma de milhões de tubos ocos, cada um equivalente a um fio de pelo, que são enrolados num bloco de aerogel do tamanho de esparguete.

Inspirados nas propriedades isolantes do pelo dosursos-polares, cientistas estão a desenvolver na China um novo isolamento térmico, com eventual aplicação na engenharia civil e aeroespacial, foi esta quinta-feira divulgado.

O isolante é feito decarbonoe apresenta-se sob a forma de milhões de tubos ocos, cada um equivalente a um fio de pelo, que são enrolados num bloco de aerogel do tamanho de esparguete.

O material, asseveram investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia daChina, é mais leve e resistente ao calor do que outros componentes isolantes, sendo raramente afetado pela água.

Além disso, por comparação com os pelos dos ursos-polares, o novo material é mais flexível, potenciando o seu uso como isolamento na construção de casas e na indústria aeroespacial, defendem os autores de um artigo publicado hoje na revista científica Chem, do grupo Cell.

Os pelos dos ursos-polares, ao contrário dos das pessoas e de outros mamíferos, têm uma estrutura oca, cilíndrica e longa, permitindo-lhes evitar perdas de calor nas condições ambientais geladas e húmidas em que vivem, no círculo polar Ártico.

Para oscientistas, o próximo desafio será produzir o material à escala métrica para testar a sua aplicação prática.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela