Secções
Entrar

Cientistas descobrem caso de crocodilo fêmea que engravidou sozinha

Márcia Sobral 07 de junho de 2023 às 17:59

Animal não precisou de um parceiro para acasalar. Apesar de ser o primeiro identificado, especialistas acreditam que pode ser mais recorrente do que achamos.

Foi na Costa Rica que um grupo de cientistas descobriu um caso inédito de um crocodilo fêmea que engravidou de forma autónoma. O animal estava inserido num jardim zoológico, isolado há cerca de 16 anos e produziu um feto geneticamente igual.

REUTERS

Deacordo com a BBCa cria, apesar de estar totalmente formada, acabou por nascer já sem vida não tendo o ovo chegado a eclodir. Perante o caso, o parque decidiu contactar uma equipa de especialistas norte-americanos, da Virginia Polytechnic, que confirmaram que o feto não tinha pai.

Este "nascimento virgem" está a ser apontado como inédito em crocodilos – uma vez que já foi registado noutras espécies como em pássaros, peixes e até répteis - mas os especialistas alertam que pode ser mais comum que o esperado. Isto porque asseguram que há espécies que, mesmo na natureza, passam longos períodos em isolamento ou em que os parceiros são considerados "inviáveis" para a procriação.

Mas existe ainda a possibilidade dos crocodilos terem herdado esta característica dos seus ancestrais, o que indicaria que os dinossauros seriam igualmente capazes de se auto-reproduzir. Apesar de ainda não existirem certezas neste âmbito, os cientistas dizem estar "tentados" a investigar de forma mais séria esta possibilidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela