Cientistas acreditam ter localizado o maior animal do mundo
Com cerca de 20 metros de comprimento e 340 toneladas, animal está a ser descrito como um "gigante pacífico".
Nem dinossauros, nem baleias azuis. Esta quarta-feira, um grupo de cientistas diz ter desenterrado aquele que deverá ser o maior animal alguma vez existente na Terra: um Perucetus.
A criatura foi localizada num deserto costeiro do sul do Peru, terá vivido há cerca de 38 a 40 milhões de anos e está a ser descrita como uma "baleia primitiva colossal". Estima-se que tivesse ossos extremamente densos, cerca de 20 metros de comprimento e que pesasse perto de 340 toneladas.
ÀReuters, o paleontólogo Giovanni Bianucci, autor do estudo publicado naNature, diz que os Perucetus mais pequenos deveriam pesar perto de 85 toneladas, sendo a sua média 180 toneladas.
Em comparação, uma baleia azul terá em média 190 toneladas, enquanto o argentinossauro terá perto de 76 toneladas.
Os cientistas gostariam agora de estudar a dieta ou estilo de vida deste animal, mas acreditam que será uma tarefa complexa uma vez que não foi localizado o seu crânio ou qualquer tipo de dente.
Ainda assim, o paleontólogo Olivier Lambert, do Instituto Belga de Ciências Naturais, refere que este animal, por ter um "esqueleto muito pesado" deveria ser "um nadador lento" o que faria dele um "gigante pacífico" e "pouco assustador".
Edições do Dia
Boas leituras!