Sábado – Pense por si

Pedro Proença
Pedro Proença Advogado
26 de setembro de 2025 às 07:00

Autárquicas “Low Profile”

O desinteresse pelas autárquicas é sintoma de um problema maior: a democracia portuguesa está a tornar-se cada vez mais mediática e cada vez menos participativa.

As eleições autárquicas aproximam-se silenciosas, quase clandestinas, como se fossem um detalhe menor na engrenagem da democracia portuguesa. No espaço mediático, porém, o silêncio é ensurdecedor: A actualidade internacional, dividida entre guerras, assassinatos mediáticos, reconhecimento do Estado da Palestina. A actualidade nacional está mobilizada em torno das eleições no Benfica, do despedimento de Bruno Lage e do regresso cinematográfico de José Mourinho e dos resultados do clube ou de uma flotilha que se dirige a Gaza. É quase impossível encontrar espaço de antena para os candidatos que se preparam para disputar câmaras, assembleias municipais e juntas de freguesia. A sensação que fica é a de que há mais cartazes espalhados pelas cidades com os rostos dos candidatos ao Benfica do que daqueles que ambicionam dirigir os destinos das autarquias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.