Sábado – Pense por si

Pedro Proença
Pedro Proença Advogado
20 de junho de 2025 às 07:01

O Apocalipse Lusitano

Em Portugal, o MAL, que integra elementos ligados às forças de segurança, é, para já, aquilo que mais se aproxima da defesa dos valores do aceleracionismo apocalíptico.

A recente detenção e prisão pela PJ de elementos pertencentes ao grupo de inspiração neo-nazi "Movimento Armilar Lusitano" (MAL) e a apreensão de um arsenal de armas produzidas com recurso ao uso de impressoras 3D, é um sinal de alarme relativamente à infiltração na sociedade portuguesa de grupos, mais ou menos organizados, motivados pela vontade de atacar as instituições políticas e militares na pessoa das suas figuras cimeiras. O objectivo é simples: Provocar o caos na ordem pública, destruturar o estado, semear o confronto, e, quiçá, fomentar a própria guerra civil.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.