Sábado – Pense por si

Ana Rita Cavaco
Ana Rita Cavaco Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
29 de outubro de 2022 às 10:00

É mesmo preciso “uma ajudinha”

A imagem de dezenas de timorenses a dormir ao relento, a fugir da chuva, faz corar qualquer português de vergonha. E sim, senhor Presidente, se calhar é mesmo preciso “uma ajudinha”.

ARZO ROSALINO tem frio, fome e saudades de casa. Está sentado à porta da Sé de Lisboa, ele e outros timorenses, à espera do direito de sonhar. Portugal recebeu durante o verão cerca de 3.000 jovens de Timor Leste, um número que contrasta com os 350 do ano anterior. O resultado está à vista de quem assiste ao cair da noite na cidade, na escuridão dos becos, ou mais longe, no Alentejo, onde cabem mais de 20 seres humanos num anexo para dois.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso