Sábado – Pense por si

Viagem de Inverno: Uma Pátria, Três Vozes

Rita Bertrand 24 de janeiro de 2020 às 10:00

Os males da Áustria – e da Europa – desfilam na Viagem de Inverno da escritora Elfriede Jelinek, prémio Nobel, que Nuno Carinhas encena em Almada

"não somos corredores de fundo como os austríacos e os alemães e não queremos afastar o público, por isso a nossa versão de Viagem de Inverno tem duas horas e meia. Sem cortes, seriam umas cinco. Mesmo assim, é um trabalho heroico destas atrizes, porque o texto é difícil, nada canónico. Parece-se mais com um longo poema do que com uma peça tradicional com personagens e didascálias", conta à SÁBADO Nuno Carinhas, referindo-se ao elenco composto por Teresa Gafeira, que se apaixonou pelo texto e o desafiou a encená-lo, Ana Cris e Flávia Gusmão - todas já anteriormente distinguidas com prémios de Melhor Atriz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.