Sábado – Pense por si

Vasco da Gama: O intocável que chegou a vice-rei

Vanda Marques
Vanda Marques 11 de dezembro de 2024 às 23:00

De pequeno fidalgo passou a almirante, com lugar no Conselho do Rei. Conseguiu o título de conde – com toda a riqueza que incluía. Nenhum navegador teve tamanha ascensão social

Vestido com roupa de seda, um manto da Ordem de Cristo, por cima a sua espada e na cabeça um “barrete preto e redondo”. Foi desta forma que Vasco da Gama foi enterrado. Morreu na noite de Natal há 500 anos. O cronista Gaspar Correia preservou os seus últimos momentos e o pedido: “Que seus ossos fossem levados ao reino.” Aquele que foi um dos homens mais poderosos da sua época teve no fim de vida mais uma vitória: vice-rei da Índia. “Vasco da Gama já era poderosíssimo. Nenhum navegador na História de Portugal alguma vez tivera uma ascensão social tão grande”, argumenta José Manuel Garcia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.