Sábado – Pense por si

Um ciclone chamado André do Tempo

Luísa Oliveira 29 de dezembro de 2025 às 23:00

Milhares seguem-no nas redes sociais para saber se chove ou se faz sol. E normalmente as previsões aproximam-se da realidade, porque se baseiam em modelos matemáticos. Vamos falar do tempo?

Estamos a chegar ao Montijo, terra natal de André Frade, e somos surpreendidos por uma chuvada tremenda, que nos faz abrandar a condução e pensar na dificuldade da sessão de fotografias programada para dali a minutos. Ao telefone, o entrevistado descansa-nos: “Isto é só um aguaceiro. Daqui a nada para.” Confessamos que não ficámos descansados, mas a verdade é que, uma vez na Praça da República, a principal da cidade da margem sul de Lisboa, não caiu nem mais um pingo. Já deveríamos saber que, neste caso, falar do tempo não era apenas jogar conversa fora. Afinal, tratava-se do criador do site de meteorologia André do Tempo, que já conquistou 150 mil seguidores do Facebook, a primeira rede social em que se instalou, 25 mil no Instagram e, segundo o próprio, vai “a caminho dos 10 mil no Tik Tok”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana