Madam CJ Walker: Uma Vida Empreendedora, disponível na Netflix, é uma minissérie de quatro episódios que conta a vida da mulher que desafiou o mundo dos negócios com um tónico capilar
Quem foi a primeira milionária dos Estados Unidos?
Chamava-se Sarah Breedlove mas ficou para a História como Madam CJ Walker. Nasceu em 1867, morreu em 1919 e, no entretanto, fez o caminho das pedras, que transformou em jóias. Esta mulher – negra e filha de escravos - criou uma linha de cosméticos que lhe deu a glória e um descanso: era possível ser mulher, negra e mesmo assim bem-sucedida. O Guiness Book of World Records já lhe tinha reconhecido o mérito, agora a Netflix conta-lhe a história.
Com a talentosíssima Octavia Spencer (em 2012, ganhou o Globo de Ouro e o Óscar de Melhor Atriz Secundária no filme As Serviçais) no principal papel, a série inspirou-se no livro escrito por A’Lelia Bundles, tetraneta da empresária. O livro, On Her Own Ground, vende-se na Amazon como sendo "a biografia definitiva" de Madam CJ Walker.
Para criar a série, a Netflix escolheu focar-se na carreira de empresária de CJ Walker, que antes de decidir criar um tónico capilar para mulheres negras era uma simples, porém empenhada, lavadeira. A série mostra-nos assim como a lavadeira se transformou na mulher de negócios mas não nos fala de como a criança que via os pais e os irmãos mais velhos servirem, como escravos, Robert W. Burney na sua Plantação da Paróquia de Madison, se transformou numa adulta cheia de força.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.