Sábado – Pense por si

Quais são as fantasias sexuais dos portugueses?

Tânia Pereirinha , Vanda Marques 07 de maio de 2016 às 09:00

A bíblia norte-americana das doenças mentais diz que masoquismo, sadismo e afins são parafilias. Um investigador canadiano acaba de publicar um estudo a garantir que não. A SÁBADO falou com ele. E aplicou, à escala, o inquérito em Portugal

Pa-ra-fi-li-a: "Designação genérica para comportamentos sexuais que se desviam do que é geralmente aceite pelas convenções sociais, podendo englobar comportamentos muito diferentes e com diferentes graus de aceitabilidade social." Foi deste conceito que Christian Joyal, investigador da Universidade do Quebeque, partiu para o estudo agora publicado noThe Journal of Sex Research. "A última versão do manual de diagnóstico psiquiátrico americano (DSM-5) definiu o que é um comportamento sexual normal sem existirem dados sobre isso. Decidimos fazer um inquérito à população para ter uma ideia de quais são as práticas sexuais comuns e as incomuns", explica o psicólogo à SÁBADO. Que lhe copiou o método para averiguar o mesmo, em Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?