Sábado – Pense por si

Portugal no mundo

Vanda Marques
Vanda Marques 13 de agosto de 2024 às 23:00

Ter um lugar de destaque no mundo católico era essencial. D. João V conseguiu o patriarcado. Quinze coches de talha dourada foram cruciais.

Acompanhado por 60 pessoas, D. João V quis viajar incógnito pela Europa. "O objetivo era conhecer os países, mas o conselho de Estado opôs-se e a ideia nunca foi para a frente", conta José Damião Rodrigues, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A ideia impraticável demonstra a importância que dava às relações internacionais. "D. João V tem uma grande preocupação: a afirmação de Portugal como uma potência católica e o palco privilegiado da atuação externa é Roma", explica a historiadora de arte Teresa Leonor M. do Vale. Portugal aposta em duas frentes: manter a paz e conseguir um lugar de destaque no mundo católico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.