Sábado – Pense por si

Portugal em stresse hídrico elevado. Setúbal, Faro e Coimbra são cidades mais afetadas

Luana Augusto com Leonor Riso 19 de agosto de 2023 às 18:00

Novos dados mostram que cerca de um quarto da população global enfrenta stresse hídrico extremo. Em 2050, calcula-se que mil milhões de pessoas possam ser afetadas por este problema.

Vinte e cinco países, onde vive um quarto da população mundial, estão em stresse hídrico extremo, uma situação que surge quando a procura de água por habitante supera em muito a oferta. Neste caso, os países estão a usar pelo menos 80% do seu armazenamento hídrico disponível nas atividades de agricultura, pecuária, indústria e necessidades domésticas. E a par de 50% da população mundial, Portugal encontra-se em stresse hídrico alto, por estar a usar entre 40 e 80% da água disponível. Os dados figuram no WRI Aqueduct Water Risk Atlas, uma ferramenta da organização não-governamental (ONG) ambiental World Resources Institute (WRI). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.