Sábado – Pense por si

Os novos modelos grisalhos

Íris Fernandes
Íris Fernandes 28 de outubro de 2023 às 18:00

Reformados transformados em manequins têm cada vez mais trabalho. Há até quem receba 10 mil euros por campanhas publicitárias. Conheça cinco casos de sucesso em Portugal.

Durante anos os modelos mais novos foram os únicos rostos das campanhas publicitárias. Agora, os cabelos brancos já representam 30% da procura de manequins. Numa luta contra o idadismo – preconceito contra pessoas acima dos 50 – a Zara escolheu a modelo espanhola Ángela Molina, de 68 anos, para a sua campanha de moda deste ano. Marta Ortega, dona da Inditex, fez questão de frisar que a marca está focada no que as pessoas procuram. A tendência do envelhecimento ativo teve mais uma prova quando, em maio, Martha Stewart, de 81 anos, se tornou a modelo mais velha de sempre na Sports Illustrated Swimsuit.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.