Sábado – Pense por si

O filho do Colombo tinha mais de 20 mil livros

Vanda Marques
Vanda Marques 28 de outubro de 2023 às 10:00

O filho de Cristóvão Colombo, autor da biografia do descobridor, queria construir a maior biblioteca do mundo. Percorreu vários países e conseguiu juntar milhares de livros que estão em Sevilha.

Hernando Colón pensou cada detalhe da maior biblioteca que existiu no século XVI. Para reunir todos os livros do mundo num só local, tinha de ter um sistema organizado. O filho ilegítimo do navegador Cristóvão Colombo (sendo em português o seu nome Fernando Colombo) contratou várias pessoas que leram os livros e fizeram resumos, para que quem quisesse conhecer um determinado livro pudesse lê-lo de forma mais rápida. A sua coleção chegou aos 3 mil, como se pode ver no documento o Livro dos Epítomes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.