Sábado – Pense por si

“Os espanhóis são muito mais agressivos do que nós”

Marco Alves
Marco Alves 03 de dezembro de 2018 às 08:00

Onésimo Teotónio Almeida acaba de lançar O Século dos Prodígios, sobre o controverso papel dos Descobrimentos portugueses na história da ciência. É uma batalha que tem há muitos anos contra o que chama ignorâncias e correntes dominantes

Pergunte-se a qualquer português o que foram os Descobrimentos e é provável que a resposta inclua façanhas militares, culturais, religiosas, comerciais e até alimentares. Entre os historiadores, um pouco longe do grande público, tem havido ocasionalmente uma outra questão: a ciência. Os Descobrimentos foram científicos? Foram um ensaio da revolução científica europeia? Foram mais, ou menos, do que isso?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.