Sábado – Pense por si

O Natal em família pode provocar angústia e stress

Sónia Bento
Sónia Bento 23 de dezembro de 2017 às 09:24

Quando os encontros familiares são desconfortáveis ou mesmo difíceis de suportar, o melhor é as pessoas serem honestas com elas próprias, cortar com o que lhes faz mal, aconselha a psicóloga

A época natalícia é em geral olhada como um tempo de alegria e reunião familiar, mas também pode ser um dos períodos mais sofridos do ano, marcado por tempestades afectivas. A psicoterapeuta Patrícia António afirma que o Natal se torna tema obrigatório nas suas consultas assim que se inicia o mês de Dezembro. Quando os encontros familiares são desconfortáveis ou mesmo difíceis de suportar, o melhor é as pessoas serem honestas com elas próprias e mudarem o padrão, cortar com o que lhes faz mal, aconselha a psicóloga.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.