Sábado – Pense por si

O miúdo entrevista o ministro

Sara Capelo
Sara Capelo 24 de maio de 2012 às 00:00

Nuno Crato. Numa conversa surpreendente, o ministro da Educação responde às perguntas de um estudante do ensino básico. Falou de política: defendeu os exames do 4.º ano e admitiu que não gosta do acordo ortográfico. Falou de si próprio: lembrou os professores preferidos e as ajudas dos pais. E fez uma confissão: não era superestudioso.

Poucos têm autorização para subir ao 13.º andar do edifício do Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. O elevador só chega àquele piso com uma chave especial. Foi lá, no local de trabalho do ministro Nuno Crato, que Tomás Reis fez a sua primeira entrevista. Não seria nenhuma surpresa se fosse um jornalista – mas não é: tem 13 anos, frequenta o 7.º ano do ensino básico e foi escolhido pela SÁBADO entre 13 alunos das escolas mais bem cotadas do País, segundo o ranking de exames de 2011, e de outras duas que participam na iniciativa do Parlamento dos Jovens, promovida pela Assembleia da República.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.