Sábado – Pense por si

Morreu deputado do PS João Ataíde. Foi secretário de Estado do Ambiente

Deputado socialista votou esta quinta-feira no Parlamento as propostas para a despenalização da eutanásia. Foi presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra. Tinha 61 anos.

O deputado do PS e antigo secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, morreu na madrugada desta sexta-feira de doença súbita. O socialista, de 61 anos, esteve esta quinta-feira no Parlamento a votar as propostas para a despenalização da eutanásia. A morte foi confirmada pelo autarca de Figueira da Foz, Carlos Monteiro, àAgência Lusa.

Antigo juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra e presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, eleito nas autárquicas de 2009, João Ataíde das Neves foi secretário de Estado do Ambiente do governo de António Costa na anterior legislatura. Atualmente era deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo de Coimbra.

Natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, João Ataíde das Neves é licenciando em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e participou no Programa de Capacitação Avançada de Líderes, orientado pela Nova School of Business and Economics.

Entre 1991 e 2002 exerceu as funções de juiz para o Círculo Judicial da Figueira da Foz, assumindo, depois, o cargo de diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra, sendo em 2004 nomeado diretor Nacional Adjunto da mesma polícia no Porto.

Regressou, no ano seguinte à Figueira da Foz, onde foi nomeado juiz auxiliar para o Tribunal da Relação de Coimbra e, em 2007, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto e, em 2008, no Tribunal da Relação de Coimbra, onde se manteve até concorrer à presidência da Câmara da Figueira da Foz.

Além da liderança da Câmara da Figueira da Foz e da CIM Região de Coimbra, João Ataíde foi também presidente da Mesa da Assembleia Geral da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, Associação de Arbitragem de Conflitos de Consumo, Administração do Porto da Figueira da Foz e da Estruturas e Investimentos do Mondego SA. E, por inerência da função exercida na autarquia, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Figueira Parques.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.