Sábado – Pense por si

Missão no Alentejo: fui trolha por um dia

Raquel Lito
Raquel Lito 07 de agosto de 2024 às 23:00

Carreguei um saco de argamassa de 25 kg, lixei paredes e empilhei quase 700 telhas de uma pequena moradia em Sines. A motivação chama-se Just a Change, projeto de voluntariado que já reabilitou perto de 500 casas carenciadas. Veja o vídeo.

Mãos à obra nunca são demais, dizem-me repetidamente à chegada à missão em Sines, no litoral alentejano. Nem sei ao certo o que me espera nesta terça-feira de nuvens (dia 30 de julho), só que terei de usar equipamento de proteção e roupa para sujar: umas calças de ganga, uma T-shirt com o logótipo do programa de voluntariado da associação Just a Change (lá iremos), umas luvas de trabalho, uns óculos e um capacete de segurança, mais um par de botas de biqueira de aço.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.