Sábado – Pense por si

Mateus Machado, o pianista que adora Legos

Lucília Galha
Lucília Galha 27 de maio de 2022 às 12:00

Aos 5 anos, pediu à mãe para aprender piano; aos 11, toca órgão de tubos, aquele instrumento que se vê tipicamente nas igrejas. Todos os dias pratica.

Mateus não se recorda, mas com 1 ano já sentia fascínio pelo piano vertical do bar do Chiado que pertencia à sua mãe. A primeira recordação foi já com 5 anos, quando um dia, a descer a Calçada do Combro, em Lisboa, lhe pediu: "Quero aprender piano." Os pais arranjaram-lhe aulas particulares e, logo nos primeiros minutos, a professora percebeu que ele tinha um "ouvido absoluto" – a capacidade rara de identificar notas de qualquer som. Contudo, o seu percurso acabou por ser um pouco diferente. Em vez do piano, Mateus toca órgão de tubos (um instrumento que tipicamente vemos nas igrejas, composto por grandes tubos).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.