Sábado – Pense por si

Marisa Letícia, a mulher ao lado de Lula (1950-2017)

Dulce Neto
Dulce Neto 17 de fevereiro de 2017 às 18:09

Organizou marchas de mulheres, fez da sua sala centro antiditadura, bordou a bandeira do PT. A mulher do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva levou o vermelho, o feijão com arroz e as leggings para o palácio

Discreta, sempre, mandona, sempre que necessário. Exemplo: tomada de posse do marido Lula da Silva, como Chefe de Estado do Brasil em 2003. "É praxe que o Presidente desfile com carro aberto ao lado do vice-presidente. Perguntei: ‘E eu?’ Responderam: ‘A senhora será conduzida ao Palácio do Planalto e aguardará lá dentro.’ Eu disse: ‘Ah, mas não mesmo, eu quero estar ao lado do Presidente, no desfile. Também quero ver o povo, sentir essa energia.’ ‘Mas dona Marisa, sempre foi assim’, me responderam. Então, eu disse: ‘Meus filhos, esse governo será de mudanças. E a mudança vai já começar na posse.’ E eu desfilei ao lado do Presidente. Nesse momento, eu me senti uma representante de todas as mulheres que lutaram e lutam ao lado de seus maridos", contou numa das raras entrevistas que deu. Marisa Leticia esteve sempre com o marido: na luta sindical, no combate partidário, nas campanhas, na Presidência, no cancro de Lula, nas acusações de corrupção que acabariam por também a envolver. Um "ao lado" que muitas vezes parecia "um atrás", tão tímida era a sua acção visível.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.