Sábado – Pense por si

Luís Sottomayor: "Não haver Barca Velha é menos 1 milhão de euros"

Marco Alves
Marco Alves 14 de julho de 2016 às 08:00

É o homem que toma a decisão mais mediática do vinho português: se a colheita de determinado ano é boa o suficiente para ser Barca Velha. O último foi 2004, o próximo é 2008, acabou de anunciar

Esta entrevista foi feita há cinco meses, em Fevereiro, antes de uma conferência que Luís Sottomayor, 52 anos, deu no Belas Clube de Campo, Sintra, sobre harmonizações de vinho do Porto. Na altura, aSÁBADOfalou com o enólogo da Casa Ferreirinha sobre outros vinhos, de mesa, mais especificamente o Barca Velha, o mais famoso vinho português - que não é lançado para o mercado todos os anos. É ele o homem que toma a decisão final. Ou é Barca Velha, ou Reserva Especial (a sua segunda divisão de luxo).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.