Sábado – Pense por si

Ler um livro ou ir ao cinema? Seis em cada dez portugueses passaram um ano sem o fazer

Sebastião Almeida
Sebastião Almeida 15 de fevereiro de 2022 às 20:11

Estudo sobre as práticas culturais dos portugueses, conduzido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa para a Fundação Calouste Gulbenkian, mostra que são os jovens que mais consomem cultura pela Internet e que as atividades culturais são mais atrativas mediante a possibilidade de sociabilização. Hábitos de leitura são baixos quando comparados com outros países europeus.

"Diz-me quem és em termos de pertenças sociais e dir-te-ei a propensão de participares em variadas atividades culturais." Na opinião de José Machado Pais, um dos coordenadores do estudoPráticas culturais dos portugueses, encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, esta será uma das frases que melhor pode resumir as conclusões para que o estudo divulgado esta terça-feira sobre os hábitos culturais dos portugueses aponta. Ser mais rico, mais educado ou habitar nas grandes cidades são apenas algumas das condicionantes que aproximam os portugueses de práticas culturais como ir ao cinema, ler um livro, ir a uma exposição ou ao teatro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.