Sábado – Pense por si

Kira e Maria, as ucranianas a viver na Malveira

Lucília Galha
Lucília Galha 27 de maio de 2022 às 12:00

Tiveram de emigrar à força, mas agora até gostavam de ficar em Portugal. Descobriram novos hobbies e adoram as frutas portuguesas.

Kira nunca tinha jogado basquetebol. Não só descobriu que tem jeito, como se tornou na parte favorita do seu dia: aquele momento ao final da tarde, depois de a escola terminar, e de fazer os trabalhos de casa, em que pode jogar com os amigos. Os vizinhos da frente desafiaram-na e, pouco mais de um mês depois de chegar a Portugal, estreou-se num jogo dos Lobos da Malveira – o clube a que agora pertence. Já Maria, embora também jogue, prefere explorar as redondezas de bicicleta, mas tem saudades de tocar piano – frequentava uma escola de música em Irpin, a sua cidade natal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.