Sábado – Pense por si

José Girão Pereira (1938-2015)

Dulce Neto
Dulce Neto 30 de abril de 2015 às 16:30

O primeiro presidente da Câmara de Aveiro eleito em democracia foi “autarca referência” do CDS. Mudou a cidade em 18 anos, mas o poder não o mudou: continuou o homem simples que gostava de sanduíches de rojão

Olha-se para o percurso deste homem e é difícil pensá-lo assustado. No entanto, em 1976, a vitória deu-lhe medo. Não esperava ganhar as primeiras eleições autárquicas em democracia. "Quando me vi aqui dentro destas paredes, fiquei angustiado, porque eu não conhecia a realidade do concelho", confessou àFolha, um jornal escolar, em 1990, quando ainda era o presidente democrata-cristão da Câmara de Aveiro. "Mas acho que fiz um esforço e consegui realmente conhecer os seus problemas", disse.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.