Sábado – Pense por si

João Paulo II conhecia denúncias de abusos, mas promoveu bispo

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 10 de novembro de 2020 às 15:16

Relatório interno admite que o antigo papa sabia das denúncias antes de ter decidido promover Theodore McCarrick a arcebispo de Washington. Um outro relatório independente à Igreja Católica de Inglaterra e País de Gales mostra que mesmo depois das diretivas do Papa Francisco, há representantes que se recusam a colaborar ou dar acesso a provas.

O Vaticano admite, numa investigação interna, que o antigo papa João Paulo II tinha sido avisado em relação às suspeitas que recaíam sobre Theodore McCarrick, mas mesmo assim decidiu promovê-lo a arcebispo de Washington. A informação está a ser avançada pelaCNN. A decisão de promover o arcebispo aconteceu depois do próprio ter garantido a João Paulo II que as alegações de comportamento inapropriado eram infundadas e uma investigação levada a cabo pelos bispos norte-americanos terem relatado ao então papa, que se tratava de "informação imprecisa e incompleta".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?