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História da publicidade: Mentiras, tabaco e sexismo

Lucília Galha
Lucília Galha 27 de janeiro de 2024 às 18:00

Houve um tempo em que nenhum destes cartazes era chocante; hoje seria impossível publicá-los. Eduardo Cintra Torres fez esta história em Portugal.

O anúncio terá reunido multidões junto à Torre de Belém, em Lisboa. Todos queriam ver o oficial do exército britânico que apostou atravessar o Tejo com um par de botas de cortiça. “Estas botas são de uma construção admirável, e curiosamente foram inventadas pelo mesmo oficial, que faz este passeio”, pode ler-se no cartaz que data de 1811. Não era só o desafio que era impossível, a publicidade também era falsa – mas enganou muita gente. “Dizia-se mais tarde que foram pessoas de Abrantes que fizeram isso para afastar a população da capital para o rio Tejo e assim poderem ir buscar, algures numa igreja, uma peça religiosa abrantina que tinha vindo para Lisboa com as invasões francesas. Tinha sido escondida”, conta o investigador Eduardo Cintra Torres.

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