Sábado – Pense por si

"Há claramente uma relação entre o conservadorismo e a violência na intimidade"

Máxima 25 de novembro de 2020 às 11:33

Sofia Neves, Professora Universitária doutorada em psicologia social e investigadora das questões de género e violência, traça um retrato do fenómeno, dos jovens aos casais do mesmo sexo, e explica a sua relação com a masculinidade tóxica. Além disso,alerta para o lado ainda oculto da realidade: a violência sexual.

Em ano de pandemia, a violência doméstica voltou a fechar-se sobre antigas barreiras e medos. Neste Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e numa altura em que ainda pouco sabemos sobre a as consequência que 2020 terá para as vítimas, a Professora Universitária do ISMAI, investigadora do CIEG (ISCSP-ULisboa) e Presidente da Associação Plano i, responsável por exemplo pelo Observatório da Violência no Namoro, explica à Máxima como se caminha para uma mudança "que demora gerações".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.