Sábado – Pense por si

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Professores empurrados para a baixa médica

Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.

Tiago Neto

Xenofobia nas escolas. Como explicar às crianças?

O caso de uma alegada agressão a uma criança nepalesa de nove anos marcou a semana. O Ministério da Educação diz desconhecer a ocorrência, mas o CEPAC, de onde partiu a denúncia, fez queixa ao MP, que abriu inquérito.

Máxima

"Há claramente uma relação entre o conservadorismo e a violência na intimidade"

Sofia Neves, Professora Universitária doutorada em psicologia social e investigadora das questões de género e violência, traça um retrato do fenómeno, dos jovens aos casais do mesmo sexo, e explica a sua relação com a masculinidade tóxica. Além disso,alerta para o lado ainda oculto da realidade: a violência sexual.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.