Sábado – Pense por si

Há cada vez mais animais stressados

Íris Fernandes
Íris Fernandes 14 de maio de 2023 às 18:00

Cães e gatos com perda de pelo ou episódios de agressividade podem sofrer de ansiedade. Os tratamentos incluem medicação, aromoterapia, com óleos de canábis, e mais passeios.

Adriana ficou assustada quando viu que o seu gato Baku batia com a cabeça nas paredes e lambia as patas até ficar sem pelo. Preocupada, levou-o ao veterinário e recebeu um diagnóstico surpreendente: stress. O meigo Baku ficava ansioso sempre que acontecia alguma coisa que fugia à sua rotina, por exemplo, quando os donos iam passar um fim de semana fora. Depois desses dias, o animal aparecia com peladas. A origem do stress era o medo do abandono e um trauma do passado. É que o gato, antes de ter sido adotado por Adriana Camacho, de 55 anos, tinha vivido sozinho durante dois anos e meio, fechado numa casa, e só tinha contacto com uma pessoa – a que o alimentava – uma vez por semana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.