Com animação a grafite em papel e sem diálogos, "Elo" é a única produção portuguesa integrada no programa de curtas-metragens do festival, que começa no dia 10 de setembro.
Filme de animação de Alexandra Ramires integrado na competição do festival de Toronto
O filme de animação "Elo", de Alexandra Ramires, foi selecionado para o Festival de Cinema de Toronto, em setembro, no Canadá, revelou hoje a Agência da Curta-Metragem.
D.R.
Com animação a grafite em papel e sem diálogos, "Elo" é a única produção portuguesa integrada no programa de curtas-metragens do festival, que começa no dia 10 de setembro.
"Elo", com argumento de Alexandra Ramires e da escritora Regina Guimarães, é ainda o primeiro filme da realizadora em nome próprio, depois de ter coassinado "Água mole", com Laura Gonçalves, que soma 19 distinções internacionais.
O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), codirigido pela programadora portuguesa Joana Vicente, decorrerá em setembro com uma programação reduzida, por causa da covid-19, e virada sobretudo para o 'online', embora tenha alguns eventos presenciais limitados.
Além de "Elo", o festival contará com o filme palestiniano "Gaza, mon amour", dos irmãos Tarzan Nasser e Arab Nasser, com coprodução portuguesa, pela Ukbar Filmes, como anunciado no final de julho.
A longa-metragem de ficção, que se estreará no festival de Veneza antes de chegar a Toronto, foi parcialmente rodada no Algarve e inspira-se numa história verídica ocorrida em Gaza, em 2014, quando um pescador encontrou uma estátua de Apolo no mar.
O TIFF abrirá com "David Byrne's American Utopia", de Spike Lee, a lançar pela HBO, que regista em filme o espetáculo homónimo do músico dos Talking Heads.
Destaque ainda para a inclusão de "One night in Miami", a estreia na realização da atriz Regina King com um filme sobre o pugilista Muhammad Ali, "Quo vadis, Aida", de Jasmila Zbanic, e "A suitable boy", de Mira Nair, escolhido para encerrar o festival.
Foi ainda selecionado "Casa de Antiguidades", do brasileiro João Paulo Miranda Maria.
O compositor norte-americano Terence Blanchard, nomeado para o Óscar e seis vezes vencedor de Grammys, também vai ser distinguido este ano com o prémio Variety Artisan, para a área do entretenimento, em Toronto, cerca de uma semana depois de ter recebido o prémio Campari Passion, do Festival de Veneza, que se realiza nos dias 02 a 12 do próximo mês.
Em tempos de pandemia da covid-19, que afetou o calendário dos festivais de cinema e toda a indústria cinematográfica, o TIFF juntou-se a outros eventos de outono, nomeadamente os festivais de Veneza (Itália), Telluride e Nova Iorque, nos Estados Unidos, num esforço colaborativo para a estreia conjunta do filme "Nomadland", de Chloe Zhao.
O 45.º Festival Internacional de Cinema de Toronto decorre de 10 a 19 de setembro.
SS // MAG
Lusa/fim
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.