Sábado – Pense por si

Fátima Carneiro, a patologista mais influente do mundo é portuguesa

SÁBADO
SÁBADO 05 de dezembro de 2019 às 16:44

Clínica, investigadora, professora. Fátima Carneiro, a patologista mais influente do mundo segundo a escolha de 100 patologistas, eleva a profissão a um nível de excelência ao mesmo tempo que coloca Portugal no mapa da investigação. Enérgica e bem-disposta, é assim que a encontramos no Centro Hospitalar São João, no Porto.

Marcamos encontro no hall de entrada do Centro Hospitalar São João. Num passo metódico e com um quê de apressado, passamos por corredores com laboratórios, salas de ensaio e gabinetes. À medida que caminhamos, cruzamo-nos com pessoas que vestem batas brancas e que nos cumprimentam de maneira sempre afável e entusiasta, até chegarmos ao interior do gabinete onde se desenrola esta entrevista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.