Sábado – Pense por si

Deixa as crianças comer terra: os micróbios fazem bem

Ana Catarina André 11 de dezembro de 2016 às 08:00

Um criança pode comer terra! E come cereais, e come pedaços de comida caídos ao chão. Lambidelas de cães também vale. E os partos naturais são ricos em micróbios óptimos para os miúdos. Acha que não?

A caixa de cereais espalha-se pelo chão da cozinha. O seu filho vê e corre para brincar com os flocos. O que é que faz? Apressa-se a tirá-lo dali ou deixa-o divertir-se e comer alguns pedaços? Os cientistas Brett Finlay e Marie-Claire Arrieta, autores do livro Deixe-os Comer Terra- agora publicado em Portugal pela Matéria-Prima -, não têm dúvidas: as crianças devem estar em contacto com os micróbios e, por isso, podem pôr na boca alimentos que encontram no chão de casa. "No último século tentámos limpar o mundo", diz à SÁBADO Brett-Finlay. E Marie-Claire Arriete explica: "É verdade que alguns micróbios provocam doenças, mas a maioria traz grandes benefícios." Porquê? Fortalecem o sistema imunitário dos miúdos e diminuem o risco de doenças como asma, diabetes e obesidade. Este processo inicia-se na gestação e prolonga-se, depois, ao longo da infância. Descubra como os micróbios contribuem para a saúde dos seus filhos antes, durante e depois do nascimento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.