Sábado – Pense por si

D. Manuel Clemente: o miúdo que brincava aos padres

Rita Garcia 05 de janeiro de 2015 às 12:12

Cresceu em Torres Vedras e nunca faltou ao Carnaval. Quis entrar no seminário aos 13 anos, mas a mãe não deixou. Agora vai passar a cardeal

O núncio apostólico chamou-o à parte depois do jantar. O cardeal Gianfranco Ravasi e o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, estavam prestes a sair para a procissão das velas de 12 de Maio de 2013, em Fátima, mas antes disso o representante do Vaticano em Portugal tinha uma notícia para dar ao prelado português. "Queria dizer-lhe que foi nomeado patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco. A notícia vai ser oficializada no sábado, 18, às 11h, mas gostava que soubesse já." D. Manuel ficou sem reacção. Participou na cerimónia religiosa dessa noite ainda atordoado e no dia seguinte dirigiu-se ao núncio. "Preciso de ir a Évora, mas quando voltar vou ter consigo à Nunciatura. Temos de falar sobre esse assunto mais devagarinho", conta à SÁBADO o futuro líder do Patriarcado de Lisboa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.