O facto da cidade estar disponível para organizar a referida edição não significa que o evento vá mesmo ser realizado na cidade holandesa, nem que seja em 2021, pois a organização do evento vai ainda tomar a decisão final.
Covid-19: Roterdão disponível para receber festival Eurovisão da Canção 2021
A câmara municipal de Roterdão, nos Países Baixos, disponibilizou-se para acolher o festival Eurovisão da Canção 2021, ao aprovar, esta quinta-feira, um aumento de 6,7 milhões de euros ao orçamento da edição deste ano, cancelada devido à pandemia covid-19.
Depois de já ter investido 15 milhões de euros com um evento cujo cancelamento foi anunciado em 18 de março, devido ao surto do novo coronavírus, a câmara aprovou a verba adicional para cobrir os custos com o centro de congressos Ahoy, que iria acolher a 65.ª edição do festival, entre 12 e 16 de maio, e com segurança adicional.
O facto de Roterdão estar disponível para organizar a edição de 2021 do festival Eurovisão da Canção não significa que o evento vá mesmo ser realizado na cidade holandesa, nem que seja em 2021, pois a organização do evento vai ainda tomar a decisão final, com base em questões financeiras, de logística, mas também de saúde.
"Para darmos uma resposta definitiva, precisamos antes de responder a uma série de questões. A decisão provavelmente será tomada em meados de maio", adiantaram fontes da organização do festival à televisão holandesa NOS.
O responsável da câmara de Roterdão pelo festival, Said Kasmi, sublinhou, porém, que tanto a União Europeia de Radiodifusão (UER), que promove o festival, como as estações de radiodifusão e do centro de congressos Ahoy "podem ter a certeza de que Roterdão vai continuar a ser a cidade sede em 2021".
Se a UER e os restantes organizadores do evento decidirem selecionar de novo Roterdão como cidade anfitriã do festival, a câmara municipal quer aproveitar a ocasião para oferecer um papel especial aos profissionais da saúde que têm estado a lutar contra a pandemia de covid-19, dando-lhes ingressos gratuitos ou homenageando-os durante o festival.
Depois de cancelada a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, em março, a organização anunciou a realização de um espetáculo, em maio, com os cantores que deveriam representar os 41 países concorrentes deste ano.
De acordo com o anúncio feito no início de abril, o espetáculo terá como anfitriões os apresentadores holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, "honrará as 41 canções" que deveriam competir este ano, reunindo "os artistas 2020, a partir das suas localizações pela Europa, numa 'performance' de um sucesso da Eurovisão, com letras unificadoras, apropriadas para a situação em que o mundo se encontra".
Portugal, que venceu o festival Eurovisão da Canção por uma única vez, em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral, iria estar representado na edição de 2020 com a canção "Medo de Sentir", interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, que venceu a final do Festival da Canção no dia 07 de Março, em Elvas.
A Europa registou até agora mais de 1,2 milhões de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, tendo morrido mais de 114 mil pessoas - a Itália é o país com maior número de mortes (25.549), enquanto Portugal regista até agora 820.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 184 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Cerca de 700 mil doentes foram considerados curados.
TYME (JRS/TDI) // MAG
Lusa/Fim
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.