
Televisão pública belga VRT ameaça abandonar a Eurovisão
A VRT solicitou um debate sobre como gerir o televoto no futuro. Caso isso não aconteça, a emissora ameaça abandonar a Eurovisão.
A VRT solicitou um debate sobre como gerir o televoto no futuro. Caso isso não aconteça, a emissora ameaça abandonar a Eurovisão.
"Não podemos permitir duplos 'standards'", disse Sánchez, num discurso num evento em Madrid em que realçou que "ninguém levou as mãos à cabeça" quando a Rússia foi excluída de competições desportivas internacionais ou de iniciativas como a Eurovisão.
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países este sábado em Basileia, na Suíça.
A carta, dirigida à chefe da delegação espanhola, Ana María Bordas, recorda à RTVE que as regras da Eurovisão "proíbem as declarações políticas que podem comprometer a neutralidade do concurso".
A final de hoje pode ser acompanhada em Portugal em direto, a partir das 20:00, na RTP1, na RTP Internacional e na plataforma RTP Play.
Na primeira semifinal foram selecionados: Portugal, Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, São Marino, Estónia e Ucrânia.
Nesta primeira semifinal, 10 temas vão garantir o bilhete para a final. As casas de apostas colocam Portugal no 15.º lugar dos favoritos, ou seja, com poucas probabilidades de apuramento.
A cidade suíça que promove inclusão e diversidade terá de competir com as hostilidades sentidas desde a edição do ano passado, criadas pela participação de Israel no festival.
Entre os subscritores encontra-se Salvador Sobral.
Participação de Israel na Eurovisão tem sido contestada, desde o eclodir da guerra no Médio Oriente. Na quarta-feira, Eden Golan participava nos ensaios para a segunda semifinal que decorre esta quinta-feira, quando foi vaiada.
A cantora Iolanda, representante de Portugal na edição deste ano da Eurovisão, atua esta terça-feira à noite em Malmö (Suécia) com o apuramento para a final de sábado em vista.
Esqueça Biden e Trump por momentos. Há milhares de outros postos em jogo no dia 3, mais os referendos e as propostas locais. Há boletins de voto de várias páginas, dezenas de cruzes a pôr e os americanos têm de se orientar neste caos democrático.
O facto da cidade estar disponível para organizar a referida edição não significa que o evento vá mesmo ser realizado na cidade holandesa, nem que seja em 2021, pois a organização do evento vai ainda tomar a decisão final.
A mulher era considerada uma paciente de "alto risco" pelas autoridades de saúde, porque sofria de uma doença crónica.
A cantora norte-americana levou o conflito israelo-palestiniano para o palco da final do festival, terminando a atuação com a expressão "Wake Up" projetada em ecrãs.
Manifestaram apoio a um apelo de organizações culturais palestinianas.