Sábado – Pense por si

Cohousing: a nova moda é partilhar casa e a horta

Sónia Bento
Sónia Bento 23 de abril de 2025 às 23:00

É um modelo de vida em grupo, com pessoas de várias idades. Cada um tem o seu espaço, mas partilham cozinha, jardim e lavandaria. A ideia é resolver o acesso à habitação aos jovens e combater o isolamento dos idosos.

Envelhecer numa comunidade, em que todos se apoiam, é o sonho de Conceição Dias, de 57 anos. Em 2022, soube que um aparthotel, equipado e em bom estado, em Ovar, estava à venda e achou que seria o espaço ideal para um projeto de habitação colaborativa, conhecida por cohousing. Ainda fez contactos, mas, entretanto, alguém comprou o edifício. Conceição perdeu a oportunidade, mas não a esperança. “A ideia continua de pé. Estes projetos são uma necessidade porque envelhecer num lar é muito triste. Há imensos reformados ativos que podem ajudar os mais novos nestas comunidades e o contrário também. Além de que as pessoas estão acompanhadas e têm sempre com quem passar o Natal ou a passagem de ano”, diz à SÁBADO a professora de ioga, que vive em Guimarães.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.