Está aberta até 31 de Janeiro a primeira fase de candidaturas do programa de estágios da associação de estudantes e investigadores portugueses nos Estados Unidos
A primeira fase de candidaturas do programa de estágios da associação de estudantes e investigadores portugueses nos Estados Unidos (PAPS), dedicada a alunos portugueses do ensino superior, abre esta quinta-feira e encerra a 31 de Janeiro.
O programa chama-se PAPSummer e os estágios de quatro semanas acontecerão entre Julho e Setembro, com o número final de bolsas ainda por definir.
Na fase de candidaturas que decorre até 31 de Janeiro, os membros da PAPS que queiram ser mentores destes bolseiros devem candidatar-se.
Num segundo momento, que acontecerá durante o mês de Março, os estudantes portugueses de licenciatura ou mestrado poderão escolher de entre os projectos aprovados e candidatar-se.
Na edição de 2015, a PAPS recebeu mais de 500 candidaturas. No final, foram escolhidos oito estudantes.
As áreas dos estágios foram desde investigação científica em áreas ligadas ao cancro e doença de Huntington, a processamento de dados emcloud(nuvem), astronomia, comunicação e diplomacia, e finanças e gestão de fortunas.
"A PAPS acredita que esta oportunidade representou, e representa, sem qualquer dúvida, uma rampa de lançamento para as carreiras dos jovens estudantes contemplados, tendo mesmo alguns dos estagiários deste ano já estabelecido contactos de trabalho para o futuro", disse à Lusa Silvia Curado, responsável da PAPS.
As bolsas suportam os custos de deslocação, alojamento e estada dos estudantes durante o tempo de realização do estágio.
Na primeira edição, a PAPS contou com o apoio de quatro organizações para financiar estas bolsas: WeDo Technologies, consulado de Portugal em Nova Iorque, Fundação Calouste Gulbenkian e Axis Advisors, LLC.
A associação continua em contacto com estas e outras entidades governamentais e privadas para estabelecer parcerias e apoio financeiro para a realização dos novos estágios, o que vai determinar o numero de bolsas atribuídas.
"A PAPS acredita poder contar novamente com o apoio dos seus parceiros, e novas entidades interessadas em colaborar nesta iniciativa, e o entusiasmo de mentores e estudantes Portugueses", explicou Sílvia Curado.
A PAPS (sigla em inglês de Portuguese American Post-graduate Society) existe desde 1998 e, com cerca de 1.000 membros, procura desenvolver as relações entre a comunidade de estudantes e investigadores portugueses nos EUA e a sociedade norte-americana.
Candidaturas abertas para programa de estágios nos EUA
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.